Visita Pastoral: Conhecendo melhor a realidade das paróquias

Lima Lima 22 de outubro de 2014 0
Visita Pastoral: Conhecendo melhor a realidade das paróquias

Na manhã desta segunda – feira (20), o Bispo Dom Guido, Pe. Edinei e o Pe. Honildo, pároco de Chorrochó, continuaram suas visitas à zona rural. “Queremos ter a disponibilidade para deixar o Espírito Santo agirem nós, para mudar a nossa vida e sermos sempre mais testemunhas de Jesus” escreveu Dom Guido sobre a Visita Pastoral.

Às 9h da manhã quando sua pequena comitiva chegou ao povoado de Malhada da Cruz, novamente, o Bispo se disse preocupado com a situação dos professores – em greve-, da falta de água e de expectativas diante do cenário seco. “Uma cidade como Chorrochó, sozinha, pode pouco, contudo, entre outras coisas, minha presença aqui é para dizer que vocês não estão isolados, e sim que fazem parte da Diocese e que vamos lutar juntos para mudar esta realidade”, disse as pessoas queixosas da seca.

Ainda pela manhã, às 11h o Bispo celebrou a Santa Missa na Comunidade de Jatubarana, conheceu a Igrejinha mais antiga do povoado e almoçou com os moradores, todos reunidos na de dona Socorro. Uma confraternização que permitiu ao Bispo conhecer a força que tem uma Comunidade, pois nenhuma dificuldade, distancia ou clima austero impede que a Igreja aconteça, é exatamente nesses lugares que se tem em boa medida sua dimensão mais humana.

O Evangelho está sendo anunciado, aleluia!, não se pode ver com desanimo que as comunidades rurais – em que pese todas as dificuldades para organizar a liturgia, ter a participação assídua dos mais jovens, realizar catequeses etc -, em toda Diocese, estão fortes, sedentas por mais e animadas.

À tarde, precisamente às 15h foi a vez das crianças de Tanque Novo, na Escolinha de Nossa Senhora do Rosário, e também da Comunidade. Dom Guido queria saber mais, conhecer melhor seu povo, porque entre outros motivos, não é possível crescer na fé sem ter consciência da realidade que se tem e assim transformá-la.

A visita Pastoral na cidade de Chorrochó termina neste sábado (25).

Deixe uma resposta »

Pesquisar



Siga-nos no Facebook