Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem ações em Jeremoabo

Lima Lima 19 de maio de 2016 0
Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem ações em Jeremoabo

Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem ações em Jeremoabo
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Jeremoabo, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar iniciaram no dia 16 de maio, campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, denominado “Violência Zero – Abrace essa ideia!”. “O projeto visa destacar a importância da participação de toda a comunidade na luta contra esse crime que tanto tem causados sérios danos as nossas crianças e adolescentes”, explicou a Coordenadora do CREAS, Rozilda Carvalho.
A programação teve início adesivagem de carros oficiais destacando o telefone do Conselho Tutelar ou Disque 100 para denúncias e teve a participação dos jovens do núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da sede. Também na segunda pela manhã, outra equipe esteve na escola municipal do Povoado da Malhada Vermelha, onde aconteceu uma palestra sobre o tema, ministrada pela Assistente Social do CREAS, Josiemare Ribeiro, num momento com teatro de bonecos e vídeos. “Percebemos que ainda existe receio em falar do assunto, porém essa semana de combate ao abuso faz com esse assunto deixe de ser um tabu pra ser um problema a ser superado com o envolvimento de todos”, comentou a Assistente Social.
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Lilian Symaia, lembra que a data 18 de maio ficou marcada oficialmente como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, através da Lei Federal nº. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), uma menina de oito anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. Lílian Symaia destacou ainda o empenho da Prefeita Anabel em manter os órgãos de apoio às vitimas de abuso em pleno funcionamento, através do Conselho Tutelar e do CREAS, além de outros instrumentos de fortalecimento de vínculos desse grupo e prevenção.
Ontem (17) aconteceram Rodas de conversa sobre o tema “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, nas Escolas Municipais José Nolasco (entroncamento); Juliana Melo de Carvalho (São José) e Senhor do Bonfim (Rumão).
Hoje (18), foi realizada blitz e adesivagem de automóveis em alguns pontos da cidade e o Projeto terá a Culminância amanhã (19) na Câmara Municipal de Vereadores, às 8h, onde vai ocorrer uma audiência/debate sobre o tema com a presença de diversas autoridades.
Lembre-se: “Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a sua atitude deve ser sempre denunciar. As denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar (Rua da Alegria, 306 – telefone 3203-2066), pelo Disque 100 e Polícia Militar (disque 190).”

Por: Manoel Alves
Fonte: Jeremoabo.com.br

Deixe uma resposta »

Pesquisar



Siga-nos no Facebook