Jeremoabo: começa a 2.ª Etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa

Manoel Alves 28 de novembro de 2016 0
Jeremoabo: começa a 2.ª Etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa

Até o dia 31 de Dezembro acontece a segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa, quando todos os bovinos e bubalinos com idade de 0 a 24 meses deverão ser vacinados e o rebanho acima de 24 meses atualizado. A vacinação vai acontecer até o dai 31 de Dezembro 2016.

Como novidade para esta campanha deve-se destacar que os produtores já poderão realizar a sua declaração de vacinação e atualização do rebanho diretamente pela Internet a partir de qualquer computador conectado à rede. Para isso, é necessário que o criador solicite uma senha de acesso ao sistema informatizado da ADAB, caso ainda não disponha.

“Os produtores que só possuem animais com idade acima de 24 meses, e que, portanto, estão dispensados da vacinação, deverão obrigatoriamente comparecer, no período da campanha, nas unidades da Adab para declarar o rebanho existente por sexo e faixa etária”, esclarece o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, lembrando que a dose da vacina é de 5 ml para todas as faixas etárias, inclusive os bezerros recém nascidos. Após a vacinação, o produtor deve declarar o ato nos escritórios da Adab, no prazo de até 15 dias após a sua realização.

Importância da vacinação e confirmação

A ADAB reforça a importância da vacinação para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, principalmente a febre aftosa. Além das mortes dos animais, a doença reflete também em prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros estados e países.

Além da vacinação, o produtor que comprou e realizou a vacinação do rebanho pode ir até a sede da ADAB e fazer a confirmação, tendo em mãos a nota fiscal da compra das vacinas e a relação do rebanho.

 

Deixe uma resposta »

Pesquisar



Siga-nos no Facebook