A Rádio

Vivemos o tempo da comunicação, onde as pessoas e entidades que conseguem apresentar suas opiniões e propostas através dos meios de comunicação asseguram condições de interferir na sociedade, de apoiar novos caminhos para a vida humana.

Atualmente com a banalização da violência através da comunicação televisiva, da perda constante do papel da família e da escola como geradoras de valores humanitários, do desaparecimento de valores éticos na comunicação massiva, do desrespeito aos direitos básicos do cidadão, sentimos a necessidade de apresentar uma proposta viável de valorização da vida e de respeito ao ser humano.

A Fundação Antena Azul, da Diocese de Paulo Afonso, fez a opção pela comunicação radiofônica, pela sua agilidade, baixo custo, imediatez. Foi movida pelo desejo de estabelecer uma comunicação participativa, onde o homem e a mulher encontram um meio de expressão, que adquiriu a concessão da Rádio Vaza Barris-AM, em Jeremoabo, inaugurada em janeiro de 1994 com o objetivo de proporcionar ao povo do Sertão da Bahia um mundo de relações dignas.

Recursos foram levantados, equipes foram treinadas, para proporcionar um espaço de relações comunicativas, não só para emitir mensagens, mas para que as pessoas pudessem falar, se expressar não só ouvir. Pois assim se constrói uma comunidade humana onde a palavra rompe as ambiguidades e se estabelecem mundos de construções coletivas.

A emissora foi concebida como um espaço de comunicação cidadã, para fazer chegar ao máximo de pessoas os princípios da justiça, liberdade, igualdade, solidariedade, a valorização do ser humano, incidindo nas relações culturais, econômicas, sociais e políticas.

Assim, tornou-se um serviço às pessoas, às comunidades e aos grupos organizados, para que  dispusessem  de  um  meio  efetivo  para  se expressarem e colocarem na sociedade as dores e alegrias de suas vidas.

Quando parecia que as novas tecnologias promoveriam o desaparecimento do rádio, ele renasce como um meio poderoso de informação, educação e comunicação participativa, especialmente para os setores mais pobres, promovendo assim a cidadania.

Os grandes meios difundem a violência, guerras, acidentes, as futilidades das ‘grandes estrelas’. A Rádio Vaza Barris têm como proposta abrir espaço para apresentar formas alternativas de sobreviver à exclusão e promover atitudes de solidariedade. Sendo uma voz livre no precioso serviço no campo da evangelização, da educação e da cultura preparando pessoas capazes de sensibilizar e de transformar a realidade social a partir da Doutrina Social da Igreja.

Movidos pelo desejo de estabelecer uma comunicação que anima a vida, promove a pessoa humana, a Rádio Vaza Barris vem fazendo este esforço para que a solidariedade, a partilha, a denúncia das agressões à vida, a esperança, possam ser um fermento que a cada dia vai animando o povo.

FICHA TÉCNICA
RÁDIO VAZA BARRIS-AM
ZYH 529 – ONDA MÉDIA -1400 KHZ
1.000 WTS – A SERVIÇO DDO POVO DE DEUS
JEREMOABO-BA

Pesquisar



Siga-nos no Facebook